Institucional

A Instituição

Missão

Promover ações diferenciadas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais éticos e empreendedores.

Valores

Justiça, Dignidade, Solidariedade, Ética e Responsabilidade Socioambiental.

Histórico

A instituição, Faculdades Gammon, é herdeira de uma longa tradição no ensino superior em Paraguaçu Paulista. A trajetória tem início através da criação da Fundação Gammon de Ensino, entidade sem fins lucrativos, em 26/12/1970, quando a Assembléia de Constituição aprovou seus estatutos, documento este que traduz o sentimento da comunidade em criar um curso de Agronomia na região oeste do Estado de São Paulo.

Três eram as entidades que compunham a mantenedora: o Instituto Presbiteriano Gammon, com sede na cidade de Lavras, Minas Gerais; a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista e a Associação de Amigos do Ensino de Paraguaçu Paulista, que congregava mais de 800 cidadãos do Município dispostos a contribuir financeiramente, com o empreendimento. Portanto, a constituição da Fundação Gammon de Ensino representou um movimento social inovador, que tendo como motivação o oferecimento de ensino superior na região, conseguiu reunir os esforços de uma entidade religiosa instalada na cidade desde 1943 – com sua escola de ensino básico, a Prefeitura Municipal e a comunidade.

O Instituto Gammon

Deve ser salientada a enorme experiência de ensino agregada ao processo, pelo Instituto Presbiteriano Gammon, que iniciou suas atividades na segunda metade do Século XIX (1873), na cidade de Lavras, Estado de Minas Gerais, como uma iniciativa de missionários norte-americanos da Igreja. Alguns anos após o inicio das atividades educacionais mineiras, veio a criação de cursos especializados em agricultura, em 1908, que evoluiu para a criação de uma Escola de Agricultura que se transformou, com o passar dos anos na conceituada Escola Superior de Agronomia de Lavras, federalizada em 1964 e hoje conhecida como Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O Instituto Gammon em Paraguaçu Paulista

A Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (ESAPP) foi credenciada em janeiro de 1974, com a autorização através do Decreto nº 73.409, de 02/01/1974, do curso de Agronomia, reconhecido pelo Decreto nº 81.760, de 06/06/1978.

A implantação da ESAPP representou um momento histórico para a comunidade regional. Até aquele momento o acesso ao nível superior era privilégio dos poucos que tinham condições de buscar a sua formação em centros maiores. A expansão do ensino de graduação ocorreu pela implantação do curso de Zootecnia pela Portaria nº 42 de 15/04/1987, e que foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.174, de 11/08/1994.

Encontrando terreno fértil e propício para seu desenvolvimento, a Instituição consolidou-se e naturalmente surgiu a abertura para novos horizontes. As necessidades da sociedade local, reclamando oportunidades de ensino em nível superior, em outras áreas, motivaram a Fundação Gammon de Ensino a ampliar suas ofertas de serviços. Sendo assim resolveu-se dotar a cidade e região, com uma nova Instituição de Ensino Superior, que viesse a atender tais anseios.

Surgiu desta forma, a Faculdade de Ciências Gerenciais (FACIG), criada através da Portaria Ministerial nº 1.282, de 23/11/1998, quando da autorização do seu primeiro curso, o de Administração, com habilitação em Administração Geral. Pela Portaria nº 1.143, de 21/07/1999, foi autorizado o curso de Administração com Habilitação em Gestão de Hotelaria. Esses cursos foram reconhecidos pela Portaria nº 743 de 21/03/2006. Os outros cursos autorizados foram o de bacharelado em Ciências Contábeis, pela Portaria nº 1.332, de 03/09/1999, com reconhecimento pela Portaria nº 662, de 22/09/2006, e de bacharelado em Turismo pela Portaria nº 1.334, de 03/09/1999, e reconhecido pela Portaria nº 663, de 22/09/2006. O último curso a ser autorizado foi o de bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue, autorizado pela Portaria n.º 1.904, de 29/12/1999, e reconhecido pela Portaria nº 745, de 06/10/2006.

Ao longo dos anos, as duas instituições mantidas pela Fundação Gammon de Ensino, a Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (ESAPP) e a Faculdade de Ciências Gerenciais (FACIG), prestaram valiosos serviços à comunidade local e regional. No entanto, os tempos mudaram e com a enorme evolução no campo educacional com surgimento de novas demandas, e, para se adaptar a um novo perfil administrativo verificou-se a necessidade de se fazer a unificação das mantidas.

Assim foi feito, e a Instituição unificada passou a ser denominada Faculdades Gammon, que se tornou responsável por manter o lema adotado pela Instituição pioneira, lema este do Instituto Presbiteriano Gammon, um dos fundadores da Mantenedora FUNGE: “Criado para a glória de Deus e para o progresso do homem”.

Compartilhe